sábado, 10 de janeiro de 2015

Nirvana: fã criou vírus de computador para homenagear Kurt Cobain


Em 2002, um fã da banda Nirvana criou o vírus de computador "WM97/Panggil.C" em homenagem ao vocalista da banda Nirvana, Kurt Cobain. Além de alterar as configurações do usuário, o vírus declamava às segundas e sextas-feiras, parte da canção "Dumb", acompanhado da data de nascimento e de morte do músico: (The Sun Is Gone But I Have A Light 1967-1994). Sendo um vírus de macro do Word 97 e 2000, todos os arquivos gerados pelo programa eram acrescidos da palavra "grunge", e ao acessar o menu ferramentas/macro, o vírus usava o Assistente do Office para exibir a seguinte mensagem:

"Grunge bloqueou o seu sistema; o seu sistema foi desativado pelo Grunge. Não é possível abrir o código VB Macro nesse instante, porque o sistema está ocupado. Por favor verifique com o administrador do sistema."

O vírus criava um diretório chamado OSGrunge no endereço (C: \ Windows \ OSGrunge), e mantinha lá o arquivo GRUNGE1.INI, contendo um registro de todas as infecções feitas.

Vale lembrar, que em 2012, segundo o jornal britânico Daily Mail, um vírus atacou computadores de duas importantes usinas nucleares iranianas, Natanz e Fordo, tocando a música “Thunderstruck”, da banda AC/DC, no volume máximo.