segunda-feira, 4 de agosto de 2014

The Beatles: a história por trás da polêmica “capa do açougueiro”


O álbum “Yesterday and Today” foi lançado em 20 de junho de 1966 e trouxe uma enorme polêmica na arte da capa, onde a banda aparecia vestida com jalecos brancos, dentes falsos, coberto com bonecas decapitadas e pedaços de carne ao redor. A sessão de fotos, chamada de “A Somnambulant Adventure“, foi registrada pelo fotógrafo Robert Whitaker, e a princípio não seria usada na capa do álbum, apenas para materiais promocionais. De acordo com o ex-presidente da Capitol Records, Alan W. Livingston, a idéia da inclusão da foto foi feita por Paul McCartney, que com um apelo bastante forte, disse que seria a resposta da banda sobre a Guerra do Vietnam. Mas parece que isso não era compartilhado por todos os membros da banda, já que George Harrison, que depois se tornaria vegetariano, teria declarado que achou a idéia nojenta e estúpida.


Assim que os primeiros álbuns chegaram nas lojas, o alto teor das críticas fizeram a Capitol Records mandar recolher as cópias do mercado, porém, muitas pessoas já haviam comprado e a gravadora acabou optando por produzir às pressas outra imagem em papel adesivo, onde a banda aparecia ao lado de uma mala com Paul McCartney sentado na parte de dentro. Essas imagens foram coladas nas edições já feitas da famosa “capa do açougueiro”, e muitos fãs observaram isso e descolaram o adesivo para obter a capa original. Para quem possui esse álbum com a capa original nos dias de hoje, está com sorte, pois é um álbum raro e muito valioso, podendo chegar a valores absurdos no mercado. Em 2013, uma cópia em perfeito estado foi arrematada por aproximadamente R$36 mil no eBay, após um total de 31 lances.



Vale lembrar que a primeira aparição dessa polêmica imagem na mídia foi em um anúncio da EMI no jornal New Musical Express, no dia 3 de junho de 1966, para anunciar a data de lançamento do single "Paperback Writer". Já em 11 de Junho de 1966, apareceu como uma imagem alternativa na capa da revista Disc And Music Echo.