segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Iron Maiden: a história por trás da música "Rime of the Ancient Mariner"


"Rime of the Ancient Mariner" é a oitava faixa do álbum Powerslave, lançado em 1984, e foi inspirada a partir de um poema homônimo, lançado em 1798 pelo poeta Samuel Taylor Coleridge. A moral da história é tão simples que chega a criar um sentimento fascinante em quem lê a obscura história de um marinheiro amaldiçoado por causa de um albatroz que ele mata sem dó nem piedade após o mesmo ter ajudado sua embarcação a sair da gélida região da Antártica, fato esse causado por um desvio de rota durante uma tempestade. Após esse crime, o barco fica à deriva e a tripulação revoltada com o marinheiro, já que os suprimentos estão chegando ao fim.

É quando encontram um barco fantasma pelo caminho com duas figuras bastante sinistras: "A Morte" (um esqueleto) e "O Pesadelo da Vida na Morte" (uma mulher pálida como se estivesse morta), ambos jogando dados apostando as almas da tripulação. "A Morte" ganha a vida da tripulação e "A Vida na Morte" ganha a vida do marinheiro. Diante disso, toda a tripulação morre, restando apenas o marinheiro, que vê por sete dias e noites a maldição nos olhos dos cadáveres de sua tripulação, e como pena por ter atirado no albatroz, ele é forçado a andar pelo mundo para contar sua história, e transmitir sua lição para quem encontrar pelo caminho.

Em 1998, o Opera IX fez um cover dessa canção com algumas pequenas mudanças na letra, o que causou opiniões divididas entre os fãs do Iron Maiden, com muitos elogios ao trabalho feito pela banda italiana, e outros, revoltados pela forma como ficou, chegando até a chamarem de lixo. Será? Ouça e tirem as suas próprias conclusões.