domingo, 10 de agosto de 2014

Rosie: a saga do nome, quase sempre ligado à putaria no cenário Rock


Em 1977, a banda AC/DC lançou o álbum “Let There Be Rock” e trouxe na última faixa a música "Whole Lotta Rosie", sobre uma mulher obesa da Tasmânia com quem o vocalista Bon Scott teve relação sexual no início de carreira e que anotava todas as suas conquistas em um caderninho preto que carregava no bolso.

Porém, em 1970, o nome já despertava atenção e curiosidade na canção "Cracklin' Rosie", que foi lançada no álbum “Tap Root Manuscript” do cantor Neil Diamond, onde muitos acreditaram que a letra sugeria algo parecido como uma devoção para uma mulher da noite, mas na verdade, como o próprio cantor afirmou tempos depois, se tratava de um tipo de vinho, e a inspiração para fazer a canção, partiu de uma história sobre uma tribo nativa canadense que tinha mais homens do que mulheres, de modo que os homens solitários sentavam-se ao redor do fogo e bebiam vinho juntos. (“Cracklin 'Rosie, você é uma mulher comprada em loja, você me faz cantar como uma guitarra...”)

Em 1991, Richie Sambora lançou o álbum “Stranger in This Town” e trouxe na faixa 7 uma música feita em parceria com Jon Bon Jovi, Desmond Child e Diane Warren, que era para ter sido lançada no álbum “New Jersey”, mas acabou ficando de fora e veio parar no álbum solo de Sambora. O nome era “Rosie” e trazia linhas carregadas de melancolia do tipo:

“Rosie, o que você está fazendo nesta espelunca de quinta
Dançando o dia inteiro no escuro?
Você era a queridinha da escola
Agora você coloca seu amor em exposição
Mãos suadas te entregam uma nota de dólar
Olhos famintos nunca ficam satisfeitos
Eu costumava te observar andando pelo saguão
Rosie, você me vê quando ouve eles chamarem o seu nome?”

Em 1997, o cantor Jackson Browne lançou o álbum “Running on Empty”, e a faixa 3 também atendia pelo nome da nossa famosa personagem aqui da matéria. Muitas pessoas acharam que a letra era sobre uma “groupie” solitária, mas para espanto de todos, o cantor acabou revelando que era sobre masturbação e que teria se inspirado na expressão “Rosie Palm and her five sisters”, que na verdade é um termo usado pelos homens para se referirem a uma noite regada a muita masturbação.

Nota: Vale lembrar que em 1976 foi a vez do cantor Rod Stewart pegar emprestado o nome para batizar uma canção que originalmente foi lançada como lado B do single "Killing of Georgie", mas nesse caso específico, “Rosie” não veio acompanhada com nenhuma conotação sexual ou coisa do tipo. A canção descreve o ambiente deprimente de um funcionário com excesso de trabalho em uma fábrica e que não vê a hora de pegar a sua mulher e fugirem para um lugar onde tenham um futuro bem melhor, tal qual tinham sonhado anteriormente.