“The Final Counddown” foi lançada em 1986 pela banda Europe, em seu terceiro álbum de estúdio, de nome homônimo ao da canção, e alcançou a oitava posição na Billboard Hot 100.
A melodia, que havia sido criada por Joey Tempest alguns anos antes, ainda nos tempos de faculdade, ficou esquecida em uma gaveta, até que mais tarde fosse suplementada com uma letra inspirada no single “Space Oddity” de David Bowie.
A batida e o ritmo, de acordo com o próprio vocalista, tiveram muita influência do álbum “Lights Out”, lançado em 1977 pelo UFO. Já para os solos de guitarra, a inspiração veio através do Thin Lizzy.
Quando chegou a hora de escolher o primeiro single do álbum, Tempest sugeriu a referida canção, que originalmente havia sido concebida apenas para ser tocada nas aberturas dos shows, e nunca passou pela cabeça da banda lançá-la como single. Alguns membros estavam preferindo "Rock The Night", e o impasse só terminou, quando a gravadora Epic Records apoiou a opinião de Tempest, e depois de todos entrarem em consenso, finalmente "The Final Countdown" saiu do forno rumo ao estrelato.
Vale lembrar que em 2011, uma pesquisa realizada pela revista Rolling Stone, acabou elegendo "The Final Countdown" como a 2ª pior música dos anos 80, ficando atrás de “We Built This City” do Starship.