quinta-feira, 24 de julho de 2014

Bon Jovi: a história por trás da música “Wanted Dead or Alive”


“Wanted Dead or Alive" foi lançada em 1986 no álbum “Slippery When Wet” e foi influenciada pela música "Turn the Page" de Bob Seger, da qual fala sobre os altos e baixos de um músico de Rock na estrada. Jon disse que ouviu a referida canção enquanto viajava em um ônibus de turismo e comentou com Richie Sambora que eles precisavam escrever uma canção no mesmo estilo. No ano seguinte, a dupla nos brindou com “Wanted Dead or Alive”, que veio com essa idéia de cowboy, comparando o estilo de vida de cada banda de Rock com à de bandidos do Velho Oeste, como uma jovem banda de ladrões a andar pela cidade roubando o dinheiro, as meninas e as bebidas antes de o sol nascer. Alcançou a posição 7 na Billboard Hot 100 e 13 no Mainstream Rock Tracks.

Vale lembrar que o álbum “Slippery When Wet” passou por várias mudanças de nome durante a sua criação, incluindo o nome “Wanted Dead or Alive” (uma capa do álbum foi produzida com a banda vestida de cowboys e acabou sendo usada mais tarde para o lançamento do single da faixa homônima). O nome definitivo do álbum só foi escolhido depois que a banda visitou um clube de striptease em Vancouver. Para saber mais sobre esse fato, acesse o link abaixo:

Nome de famoso álbum foi escolhido em clube de striptease

Os produtores do filme “Young Guns II”, um longa-metragem estadunidense de 1990 que conta a trajetória de Billy The Kid, posteriormente aos eventos da Guerra do Condado de Lincoln abordado no primeiro filme, queriam utilizar “Wanted Dead or Alive” na trilha sonora, mas Jon não cedeu a música, dizendo que a letra não se encaixava com a proposta do filme, e que ele gostaria de escrever algo que fosse liricamente correto. Algum tempo depois, foi para o set de filmagens e apresentou para os atores e produtores a canção “Blaze Of Glory”. Aprovada no mesmo instante, Jon saiu de lá com o roteiro nas mãos e escreveu mais nove músicas para o filme.

“Wanted Dead or Alive” pode ser ouvida no filme “P.I. Private Investigations” (1987), “Harley Davidson and the Marlboro Man” (1991), Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed (2004), “Wild Hogs” (2007) e "Rock of Ages" (2012), onde foi interpretada pelo personagem Stacee Jaxx (vivido pelo ator Tom Cruise). Em 1986 apareceu no episódio "El Viejo", da série de TV “Miami Vice”, e em 2009, foi cantada pelos protagonistas  Sam (Jared Padalecki) e  Dean Winchester (Jensen Ackles) dentro do carro a caminho de New Harmony no episódio "No Rest for the Wicked" de “Supernatural”.