domingo, 20 de julho de 2014

Iron Maiden: a história por trás da música “To Tame A Land”


“To Tame a Land” foi lançada em 1983 no álbum “Piece of Mind” e foi inspirada no romance de ficção científica “Duna”, publicado em 1965 pelo escritor e jornalista americano, Frank Patrick Herbert, que fala sobre um futuro distante no meio de um império intergaláctico feudal em expansão, onde mostra as complexas interações entre emoções humanas, política, religião, ecologia e tecnologia. A humanidade é completamente dependente do uso da especiaria “melange”, substância que promove uma vida mais longa, maior vitalidade e conscientização. O ambiente de “Duna” é notável por não possuir computadores, já que a religião do Império proíbe o uso de máquinas pensantes, temendo que estas possam destruir a humanidade. Todo o trabalho de cálculos complexos e previsões lógicas são feitos pelos Mentats, homens treinados desde a infância para usarem suas mentes com esse propósito.

Ao lado das trilogias ‘Fundação’, de Isaac Asimov, e ‘O Senhor dos Anéis’, de J. R. R. Tolkien, ‘Duna’ é considerada uma das maiores obras de fantasia e ficção científica de todos os tempos. Em 1984 foi levado às telas de cinema pelas mãos do consagrado diretor David Lynch, e contou com a participação do cantor Sting, interpretando o personagem Feyd-Rautha Harkonnen.

Vale lembrar que em 1990, a banda Blind Guardian lançou o álbum “Tales from the Twilight World”, e a faixa de abertura, "Traveler in Time", foi inspirada no mesmo livro.

A concepção original da banda era que a canção fosse nomeada simplesmente de “Dune”, mas tiveram que trocar para “To Tame A Land”, pois Frank Herbert não autorizou, e mesmo após uma última tentativa de Steve Harris, pregando o quanto isso seria ótimo para a promoção do livro, o escritor disse que não gostava de bandas de Rock, muito menos das pesadas, e especialmente, do Iron Maiden.

Em 1986, a banda lançou o álbum “Somewhere In Time”, e trouxe na arte da capa, duas referências sobre “To Tame A Land”. A primeira é abaixo de "Aces High Bar", onde aparece "Sand Dune". A outra é ao lado do relógio marcando 23:58, onde aparece "Herbert Ails", referindo-se ao escritor de “Duna” de forma sarcástica.