quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Nightwish: a história por trás da música "Élan"


"Élan", primeiro single do vindouro álbum "Endless Forms Most Beautiful", teve como ponto de partida, uma citação do poeta e jornalista estadunidense, Walt Whitman, que dizia viver para ser o dono da vida, e não um escravo controlado pelos fatores externos.

Tuomas Holopainen comentou: "O tema por baixo da canção é nada menos que o significado da vida, que pode ser algo diferente para todos nós. É importante se render à "queda livre" ocasional e não temer o caminho menos percorrido."

Alguns dias antes do lançamento oficial, o single "vazou" na internet e despertou a ira da banda, que através da sua página no Facebook, entregou um usuário mexicano por estar compartilhando a música sem autorização. Esse fato dividiu a opinião dos fãs; uns criticaram a banda, dizendo que ela estava expondo o usuário, enquanto outros defenderam o grupo e compreenderam a sua revolta.



O usuário responsável por divulgar o vazamento, mudou seu nome no Facebook e publicou uma mensagem dizendo que estava sendo ofendido por várias pessoas, e caso algo acontecesse com ele, o Nightwish deveria sofrer as consequências.

Nota: Vale lembrar que o filme "Sociedade dos Poetas Mortos", lançado em 1989, também utilizou citações de Whitman no enredo.