terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dream Theater: a história por trás da música "Pull Me Under"


“Pull Me Under”, cujo título original era "Oliver's Twist", é uma música lançada em 1992 pela banda Dream Theater, no álbum “Images And Words”. O ponto de partida para a inspiração de toda a canção foi a peça teatral “Hamlet”, de William Shakespeare, que explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade. Escrita pelo tecladista Kevin Moore, a letra ecoa o desejo do príncipe Hamlet a vingar-se pela morte de seu pai à custa de sua própria sanidade. Nos momentos finais da música (a partir dos 7 minutos e 49 segundos), o vocalista James LaBrie canta um trecho diretamente retirado da peça: "Oh that this too, too solid flesh would melt".

A versão original de “Pull Me Under” teve um final nada convencional, simplesmente acabando de forma abrupta aos 8 minutos e 11 segundos. Questionado sobre isso em uma clínica de bateria no ano de 1999 em Atlanta, Mike Portnoy explicou: “A música foi crescendo em tensão, e cada vez ia aumentando mais, e a gente não sabia para onde levar toda essa tensão, então resolvemos puxar o plug e acabar com tudo dessa maneira, exatamente como os The Beatles fizeram em “She's So Heavy.””

Vale lembrar que em 1988, no álbum “Seventh Son of a Seventh Son”, a banda "Iron Maiden" já havia utilizado a inspiração de Shakespeare em uma de suas canções. O título de "The Evil That Men Do" é derivado do discurso que Marco Antônio fez aos Romanos depois do assassinato de César na peça Júlio César, retirado do terceiro ato da segunda cena, “O Fórum”:

"The evil that men do lives after them; The good is oft interred with their bones.”