quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Iron Maiden: veja capa original não lançada do álbum "Virtual XI"


A arte na capa do álbum "Virtual XI", lançado em 1998, foi assinada pelo ilustrador inglês Melvyn Grant, responsável também pelos desenhos nos álbuns “Fear Of The Dark” (1992), “Death On The Road” (2005) e “The Final Frontier” (2010).

De acordo com o próprio, a concepção original era trazer um garoto em um ambiente muito tranquilo, vendo Eddie e o caos através dos óculos de realidade virtual, para passar uma ideia de confusão sobre qual mundo realmente o garoto se encontrava. O nome original dessa arte era "Virtual Insanity".


Porém, como era ano de Copa do Mundo na França, a banda resolveu investir na temática do futebol, trazendo uma sonhada final entre Brasil e Inglaterra no canto inferior esquerdo da capa. O ”XI” fez parte da estratégia de marketing, já que representava o 11º álbum da banda e ao mesmo tempo o número de jogadores de um time de futebol. Antes do lançamento do álbum, a banda organizou uma turnê de divulgação, onde realizou jogos de futebol em toda a Europa com músicos convidados e jogadores profissionais do Reino Unido. O resultado final depois das modificações nas cores e o acréscimo da partida de futebol, é a capa que todos conhecem.