quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Iron Maiden: "Dance of Death" é a capa mais feia da banda? E a segunda pior?


Gosto é uma coisa muito pessoal. O que é bonito para um pode ser feio para outro e vice-versa, mas acho que em relação à capa do álbum "Dance of Death", lançado em 2003, é quase unânime afirmar que se trata de uma arte horrível. Sendo assim, qual seriam as outras artes que também deixaram a desejar? É o que veremos nessa matéria.

A arte da capa de "Dance of Death" foi feita por David Patchett, que desenhou o Eddie e os monges, porém, o empresário Rod Smallwood achou a arte vazia, e então pediu a um artista digital para criar aquelas figuras dançantes, que mais parecem estar saindo de algum carro alegórico de escola de samba. Smallwood entregou a "nova arte" para Patchett trabalhar nas texturas - e ele o fez, mas ficou insatisfeito e pediu para não ter o seu nome creditado.


Há uma corrente de fãs, que detesta a capa do álbum "Virtual XI", lançado em 1998. A arte dessa capa foi assinada pelo ilustrador inglês, Melvyn Grant, responsável também pelos desenhos nos álbuns “Fear Of The Dark” (1992), “Death On The Road” (2005) e “The Final Frontier” (2010).


Outra capa bastante criticada do Iron Maiden é a do álbum "The X Factor", lançado em 1995. Ela retrata a lobotomia que o mascote Eddie sofreu (vista pela primeira vez na capa do álbum "Piece of Mind"), e foi criada pelo artista Hugh Syme. A idéia de trazer o mascote Eddie como uma figura "real" (e não como um desenho) foi do guitarrista Dave Murray.


Por fim, mais uma capa que não agradou aos fãs da banda: No Prayer For The Dying. Existem duas versões para a arte desse álbum. Em 1990, aparece Eddie saindo do seu túmulo e agarrando um coveiro pelo pescoço. Como o empresário da banda, Rod Smallwood, não gostou da arte final, ele pediu para Derek Riggs alterá-la para  o relançamento de 1998, onde permaneceu somente o mascote e foi adicionado uma inscrição na placa que ficou “vazia” na versão original: “After the Daylight, The Night of Pain, That is not Dead, Which Can Rise Again.”




Qual a segunda pior capa da banda?