Todos estão cansados de saber que o pagode carrega a sina de ser considerado o estilo preferido dos "cornos apaixonados", porém, no Rock também há relatos das derrotas protagonizadas por alguns músicos, que transformaram toda a dor (e o peso) da traição em belas canções. Confira abaixo três exemplos.
Em 1982, o guitarrista e vocalista da banda Kiss, Paul Stanley, através da canção "I Still Love You", cantou toda a sua dor pelo fim do relacionamento com a atriz Donna Dixon, que o trocou pelo ator Dan Aykroyd (Os Caça-Fantasmas). Versos como "You tell me that you're leaving, and I'm trying to understand, I had myself believing I could take it like a man, But if you gotta go, then you gotta know that's killing me" dão o tom da melancolia exposta pelo Starchild.
Em 1988, a banda Poison, lançou a música “Every Rose Has It's Thorn”, e a inspiração para escrever essa “power ballad” veio através do término do relacionamento entre Bret Michaels e sua namorada, Tracy Lewis, de acordo com o que o próprio vocalista relatou em uma entrevista para o “VH1 Behind the Music”.
Depois de tocar em um bar localizado em Dallas, Texas, Michaels fez uma chamada de um telefone público para o apartamento de Lewis, em Los Angeles, e ouviu uma voz masculina em segundo plano. No dia seguinte, devastado com a situação, Michaels levou seu violão para uma lavanderia e escreveu a canção em um bloquinho amarelo enquanto esperava as suas roupas ficarem secas. Quanto ao significado metafórico da rosa e do espinho no título da canção, Michaels explicou que a rosa era a sua carreira decolando, enquanto o espinho, foi o preço a se pagar pelo sucesso, o que acabou custando o seu namoro com Lewis.
Por último, deixamos essa que sempre foi (e ainda é até hoje) interpretada de forma equivocada. Em 1981, o cantor britânico Phil Collins lançou a música "In The Air Tonight", fruto do seu divórcio com a canadense Andrea Bertorelli, que o trocou por um decorador. Apesar de já ter sido negado pelo próprio músico em uma entrevista para a BBC, muitas pessoas alimentam a lenda urbana de que a canção nasceu após ele ver um homem deixando outro se afogar sem prestar socorro. O cantor de Rap, Eminem, chegou a citar esse fato na letra da canção "Stan":
"You know the song by Phil Collins, "In the Air of the Night"
About that guy who coulda saved that other guy from drownin'
But didn't, then Phil saw it all, then at a show he found him?"
Confira abaixo um excelente cover feito pelo Axel Rudi Pell.