terça-feira, 2 de setembro de 2014

Survivor: a história por trás da música “Burning Heart”


"Burning Heart" é uma canção interpretada por Jimi Jamison que apareceu na trilha sonora do filme Rocky IV, lançado em 1985. O single chegou ao número 2 na Billboard Hot 100 por duas semanas em fevereiro de 1986, perdendo para "That's What Friends Are For", uma música da cantora Dionne Warwick que foi lançada no álbum “Friends”, contando com a participação de cantores como Elton John, Gladys Knight e Stevie Wonder.

A canção, inicialmente chamada de “The Unmistakable Fire”, foi inspirada na Guerra Fria e refletiu muito bem o conflito entre o Leste comunista e o Ocidente capitalista com versos bastante impactantes. No filme, a União Soviética entra para o Boxe profissional com o atleta Ivan Drago (interpretado pelo ator Dolph Lundgren), que inicialmente quer se tornar Campeão do Mundo derrotando Rocky Balboa (interpretado pelo ator Sylvester Stallone). Porém, o melhor amigo de Balboa, Apollo Creed, decide lutar contra o soviético antes dele, mas é morto no ringue. Enfurecido por isso, Rocky decide lutar contra Drago na Rússia para vingar seu amigo e defender a honra de seu país. O final da história todos já conhecem.

“The Unmistakable Fire” acabou virando “Burning Heart” a pedido de Stallone, que detestou o nome original da canção. Jim Peterik, um dos compositores juntamente com Frankie Sullivan, foi contrário à troca, por existir na época uma música homônima, da banda de Hard Rock holandesa Vandenberg, que acabou fazendo relativo sucesso nos EUA e se tornou o maior hit deles, fazendo-os sair em turnê com Ozzy Osbourne e Kiss. A sugestão de Stallone prevaleceu, Jim Peterik cedeu, e a música foi batizada como "Burning Heart" em sua versão final.

Mesmo sabendo que nenhum cover chegará aos pés dessa belíssima canção, vale aqui o registro de uma versão feita pela banda Seventh Avenue em 2003 e lançada no álbum “Between the Worlds”. Confira abaixo.