quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pink Floyd: as brincadeiras dos enigmas nas capas dos álbuns


O objetivo dessa matéria não é mostrar os sincronismos perfeitos entre os álbuns da banda Pink Floyd e seus respectivos filmes, mas sim, mostrar para os caros leitores, que bastava um olhar mais atento para as capas dos álbuns, que os enigmas estavam lá, precisando apenas de uma pequena dose de observação e interpretação para matar a charada.

Em 1969, a banda lançava o álbum duplo “Ummagumma”, e o enigma estava lá na cara de todos, logo acima do nome da banda, apoiado na parede, a trilha sonora do filme GIGI, um grande clássico lançado em 1958 que conta a história de Gaston Lachaille, o solteiro mais cobiçado de Paris, que se apaixona por Gigi, uma jovem irrequieta e que recebe aulas de etiqueta para se tornar uma dama da aristocracia. Existem, pelo menos, 15 sincronismos comprovados entre o álbum e o filme, e o mais impressionante disso tudo, é que se retirarmos as vogais do nome "Ummagumma", a palavra que se forma é a seguinte:  MMGMM. Vale lembrar que GIGI é um filme da MGM (Metro-Goldwyn-Mayer Inc.), assim como todos os outros em que ocorrem os sincronismos.


Em 1973, a banda lançava o álbum “The Dark Side of the Moon”, e um olhar mais apurado na capa do filme “O Mágico de Oz”, perceberia claramente a ligação de ambos, que possuem, pelo menos, 58 sincronismos comprovados. A estrada de tijolos amarelos, lembra muito uma certa figura geométrica. Além disso, o filme começou em preto e branco e terminou colorido, do qual podemos comparar ao efeito de um prisma, onde um feixe de luz policromática se dispersa em infinitas partes monocromáticas (cores).



Em 1994, a banda lançava o álbum “The Division Bell “, trazendo na capa duas grandes estátuas de rostos de macacos. Grande parte do álbum lida com questões de comunicação e de que muitos dos problemas da vida podem ser resolvidos através do diálogo. O sincronismo aqui é com o filme “Planeta dos Macacos”, que tem, pelo menos, 10 já comprovados. No encarte que acompanha o álbum, a página da canção "Keep Talking", que também saiu como single, traz uma ilustração de seis macacos formando um rosto. 




A banda voltaria a “brincar” com o filme “O Mágico de Oz” em 1995, ano do lançamento do álbum duplo “P.U.L.S.E”, trazendo algumas referências a esses famosos sincronismos. Na música "The Great Gig In The Sky", que originalmente trazia um trecho dizendo "I never said I was frightened of dying" ("Eu nunca disse que tinha medo de morrer"), mudou para "I never said I was frightened of Dorothy" ("Eu nunca disse que tinha medo de Dorothy"). Além disso, a ilustração da capa - um disco imitando um globo ocular, com um sol sofrendo eclipse substituindo a íris - trazia escondida algumas imagens referentes ao filme, como a silhueta de uma garota com sapatos vermelhos (Dorothy), a silhueta do Homem de Lata e a bicicleta da Bruxa Avarenta.





Existem muitos outros sincronismos entre álbuns do Pink Floyd e filmes, mas não é possível matar a charada apenas observando as capas dos álbuns.