segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Elizabeth Bathory: o legado da "condessa sanguinária" no cenário Rock


Elizabeth Bathory (1560-1614) foi uma condessa húngara que, segundo a lenda, matava mulheres (a maioria virgem) para se banhar no sangue delas, e assim, manter sua pele sempre bela e rejuvenescida. Apesar desse fato ser amplamente difundido por vários escritores, não existe nenhum documento ou relato que comprove tais banhos.

Na verdade, o que se sabe, é que a condessa era uma sádica psicótica, com envolvimento no campo da alquimia, feitiçaria e bruxaria. Seus métodos de tortura eram doentios e contavam sempre com a participação de cúmplices, como por exemplo, o anão Ficzko, que em depoimento, revelou que as mulheres eram atraídas ao Castelo pela falsa promessa de emprego. Chegando lá, elas eram amarradas e começava uma série de crueldades, do qual incluía torturas com ferro em brasa, água fervendo, dedos decepados e veias cortadas com tesoura.

A condessa fazia questão de abrir a pele das vítimas com suas próprias unhas, além de obrigá-las a satisfazerem seus desejos sexuais mais sórdidos. Oficialmente, foram confirmadas 80 mortes, porém, a estimativa revela que tenham sido em torno de 650.

No cenário Rock, há inúmeras referências sobre a condessa. Confira.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Cinema: as melhores músicas de Rock/Metal em filmes de terror


Você é amante da sétima arte? Adora ouvir Rock/Metal? Então, prepare-se para conhecer (e criticar) a lista feita pelo canal "Ogro do Metal", das 10 melhores músicas que entraram na trilha sonora de filmes do gênero terror. Faltou alguma da sua preferência? Comente!


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Temperatura Máxima: Top 10 músicas ideais para a "Hora H"


Momentos especiais precisam de uma trilha sonora caprichada. Com o sexo não é diferente. Confira abaixo um Top 10 de músicas ideais para a "Hora H", eleito pelo canal "Ogro do Metal". Faltou alguma da sua preferência? Comente!


quarta-feira, 29 de junho de 2016

Nada se Cria, Tudo se Copia: 5 "plágios" do Rock/Metal


Seja por coincidência ou uma influência exagerada, o fato é que o cenário Rock/Metal está repleto de canções parecidas, com algumas delas sendo descaradamente copiadas sem a menor vergonha. Confira abaixo uma lista com 5 comparações e faça um comentário sobre suas conclusões.




sexta-feira, 20 de maio de 2016

Covers: as 10 melhores regravações do Metal


Às vezes, o que já é muito bom pode ficar incrível, bastando apenas colocar um tempero diferente ao trabalho original. Sem medo de ser feliz, o blog "Ogro do Metal" fez uma interessante lista ao eleger as 10 melhores regravações do Metal. O que você achou? Faltou alguma da sua preferência? Comente abaixo!




sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sexta-Feira 13: Cinco ótimas canções para se ouvir nessa data


Na última sexta-feira 13, ocorrida em 13 de novembro de 2015, o blog "Ogro do Metal" preparou uma lista com 10 músicas ideais para se ouvir na referida data, mas sofreu algumas críticas por ter incluído bandas como Avenged Sevenfold e Creedence Clearwater Revival (acesse a lista no link ao final da matéria). Passados seis meses, eis que nos deparamos mais uma vez com a temida data, e uma nova lista preparada pelo "Ogro" acabou de sair do forno. O que você achou da nova seleção? Comente abaixo!



Acesse AQUI para ver a primeira parte dessa matéria.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Dia do Índio: Top 5 músicas sobre o tema no cenário Rock/Metal


O dia do índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943. Para não deixar essa data passar em branco, o blog "Ogro do Metal" elegeu o Top 5 de músicas sobre o tema. O que você achou das escolhas? Comente abaixo!


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Megadeth: conheça outras capas do criador de "Dystopia"


O blog "Ogro do Metal" selecionou algumas capas feitas pelo artista Brent Elliot White, responsável pela arte do álbum "Dystopia" do Megadeth. O que você achou? Quem são os seus ilustradores preferidos? Comente abaixo!



quinta-feira, 7 de abril de 2016

Março/2016: Top 5 das canções de Rock/Metal lançadas no mês


Quais são as cinco melhores músicas de Rock/Metal lançadas em março/2016? Confira no vídeo abaixo as escolhidas pelo blog "Ogro do Metal" e aproveite para comentar sobre as suas preferidas.



sexta-feira, 1 de abril de 2016

Primeiro de Abril: a trilha sonora dos bobos no cenário Rock


O Dia da Mentira (entre os ingleses mais conhecido como April Fools’ Day) é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Para não deixar passar em branco, o blog "Ogro do Metal" elegeu algumas músicas do cenário Rock que contêm a palavra "Fool" (aceitando derivações) no título. O que você achou da lista? Faltou alguma da sua preferência? Comente abaixo!


quarta-feira, 30 de março de 2016

Álbuns de estreia: o Top 10 da história do Rock/Metal


O blog "Ogro do Metal" elegeu os 10 melhores álbuns de estreia da história do Rock/Metal. Você concorda com a lista? Faltou algum da sua preferência? Comente abaixo!




quinta-feira, 24 de março de 2016

Impeachment: a trilha sonora do momento que se aproxima


Diante de um momento turbulento na política brasileira, o blog "Ogro do Metal" selecionou cinco músicas que retratam ao pé da letra o que o povo clama nas ruas. Confira.


segunda-feira, 7 de março de 2016

Fevereiro/2016: Top 5 das canções de Rock/Metal lançadas no mês


Quais são as cinco melhores músicas de Rock/Metal lançadas em fevereiro/2016? Confira no vídeo abaixo as escolhidas pelo blog "Ogro do Metal" e aproveite para comentar sobre as suas preferidas.


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Rocky III: Queen não cedeu canção para Sylvester Stallone


Você consegue imaginar o filme Rocky III sem a música "Eye Of The Tiger"? Se a resposta foi "não", saiba que ela só entrou depois que Sylvester Stallone não conseguiu os direitos de "Another One Bites The Dust", lançada pelo Queen em 1980 no álbum "The Game".

O filme, cuja sinopse trazia o pugilista Rocky Balboa tentando retomar o título de campeão mundial contra Clubber Lang (interpretado pelo ator Mr. T), fez "Eye Of The Tiger" ser a 23ª faixa mais executada nas rádios brasileiras em 1982, ficando atrás de canções como "Ebony And Ivory", de Paul McCartney & Stevie Wonder, "Hard To Say I'm Sorry", do Chicago, "Let's Groove", do Earth, Wind & Fire, entre outras. No ano seguinte, a faixa ganhou o Grammy Awards na categoria "Melhor Performance de Rock", porém, perdeu o de "Melhor Música do Ano" para "Always On My Mind", de Willie Nelson.

Já "Another One Bites The Dust" foi a 28ª faixa mais executada nas rádios brasileiras em 1980, ficando atrás de canções como "Another Brick In The Wall", do Pink Floyd, "Lost In Love", do Air Supply, "Crazy Little Thing Called Love", do próprio Queen, entre outras. No ano seguinte, perdeu o Grammy Awards na categoria "Melhor Performance de Rock" para "Against The Wind", de Bob Seger & The Silver Bullet Band.

Em 1985, a dobradinha Survivor-Stallone entrou novamente em cena no filme Rocky IV com "Burning Heart". Para ficar por dentro de todas as curiosidades sobre essa belíssima canção, clique no link abaixo.

A história por trás de "Burning Heart". 


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Janeiro/2016: Top 5 das canções de Rock/Metal lançadas no mês


Quais são as cinco melhores músicas de Rock/Metal lançadas em janeiro/2016? Confira no vídeo abaixo as escolhidas pelo blog "Ogro do Metal" e aproveite para comentar sobre as suas preferidas.




quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Homônimas: 10 músicas do Rock/Metal chamadas "Broken Wings"


O blog "Ogro do Metal" fez uma lista com 10 belas canções homônimas do cenário Rock/Metal chamadas "Broken Wings". Você conhece todas elas? O que achou das escolhas? Comente abaixo!




sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Lobão: delirando sobre o seu próprio sucesso nos Anos 80


Lobão é uma figura controversa. Após o sucesso na década de 80, a vida pessoal e, principalmente, política passou a ser o grande destaque de suas aparições públicas. Com a música em segundo plano, João Luiz Woerdenbag Filho diz o que pensa sobre quase tudo, com ou sem provas do que fala.

Recentemente, o Canal Bis fez uma matéria especial sobre a construção do maior sucesso da carreira de Lobão. Ao falar sobre a história por trás de “Me chama”, o artista afirmou que a canção foi “a mais executada da década de 80”. Com a pulga atrás da orelha após ver a declaração de Lobão, o "Ogro do Metal" foi atrás da informação e esclarece que “Me chama” não está nem entre as 10 mais executadas da década, como mostra a imagem a seguir: (Fonte: Hot100 Brasil)


Para não deixar dúvidas, pesquisamos, também, a popularidade de “Me chama” no YouTube e comparamos com a primeira da lista, “Menina Veneno”. Os resultados a seguir são referentes aos vídeos com maior número de acesso de cada canção:


O que levou Lobão a falar que sua música foi a mais executada da década de 80? Essa e outras pérolas que saem de sua boca só ele pode explicar.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Anos 2000: a morte do Rock nas novelas da Rede Globo


Depois de mostrar 20 grandes clássicos do Rock dos anos 80/90 que a Globo ajudou a popularizar através das trilhas sonoras de suas novelas, o blog “Ogro do Metal” resolveu mostrar 5 das canções mais significativas e memoráveis a partir de 2000, década essa que decretou a “morte” do gênero em rádios e telenovelas, que passaram a divulgar em abundância o Pop e suas vertentes. Só pra se ter uma ideia, o Rock não entrou nem no top 100 das músicas mais executadas pelas rádios brasileiras em 2015. Não que ele precise disso, mas é apenas a triste constatação de um retrocesso. Confira.




quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Orgulho Nacional: as capas mais bonitas feitas por artistas brasileiros


O blog "Ogro do Metal" elegeu as 15 capas mais bonitas do Rock/Metal feitas por artistas brasileiros. O que achou da lista? Faltou alguma da sua preferência? Comente abaixo!


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Homônimas: 10 músicas do Rock/Metal chamadas "Dream On"


O blog "Ogro do Metal" fez uma lista com 10 belas canções homônimas do cenário Rock/Metal chamadas "Dream On". Você conhece todas elas? O que achou das escolhas? Comente abaixo!




segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Avantasia: "Ghostlights" é a cereja do bolo na sua impecável discografia


Toda vez que um novo álbum do Avantasia chega ao mercado, a expectativa cresce bastante em torno do resultado final, já que por trás desse grandioso projeto, existe um cara que faz toda a diferença: Tobias Sammet. Em "Ghostlights", 7º registro de estúdio da banda, o dono do espetáculo arrebenta mais uma vez, e traz composições magníficas envoltas em seu já tradicional cenário fantasioso, com pitadas de todos os seus trabalhos anteriores. É a cereja do bolo na sua impecável discografia.

O álbum começa com uma atmosfera pra lá de contagiante na faixa “Mystery Of A Blood Red Rose”, possuindo um refrão grudento que nem chiclete. Lembra muito algo na linha do Meat Loaf, responsável por emplacar várias canções em trilhas sonoras de filmes. Nota 9

Em “Let The Storm Descend Upon You”, no alto dos seus mais de 12 minutos, a empolgação toma conta com as participações de Jorn Lande, Ronnie Atkins (Pretty Maids) e Robert Mason (Warrant, ex-Lynch Mob). Mais uma obra-prima criada por Tobias que combina agressividade, melodia e um grandioso refrão. Nota 10

Dee Snider (Twisted Sister) aparece dando o ar da sua graça em “The Haunting”, que lembra muito "The Toy Master" do álbum "The Scarecrow" (2008), porém, sem a mesma intensidade e brilho. Não chega a ser uma música ruim, apenas não mantém o mesmo nível das duas primeiras. Nota 7,5

Em “Seduction Of Decay”, Geoff Tate (ex-Queensrÿche) mostra que ainda consegue conduzir o baile tendo uma boa composição nas costas, fazendo a gente até esquecer do péssimo álbum "The Key", lançado pela sua nova banda Operation: Mindcrime em 2015. A faixa não é destaque logo de primeira, mas depois de algumas repetidas audições, você com certeza mudará de ideia. Ponto para Tobias, que trouxe uma sonoridade experimental repleta de peso, melodia e mistério. Nota 8

Para quem estava com saudade das faixas rápidas, tais como "Shelter From The Rain", "Wastelands" ou "Where Clock Hands Freeze", pode se deliciar com "Ghostlights", que cumpre seu papel de forma brilhante, apresentando um dueto fantástico entre Michael Kiske e Jorn Lande. Nota 10

A faixa “Draconian Love”, com participação de Herbie Langhans (Sinbreed, ex-Seventh Avenue), chega de forma sorrateira, e acaba no final das contas, conquistando espaço numa vertente gótica com flertes no rock industrial. Nota 7,5

Para os fãs do Nightwish, “Master Of The Pendulum” chega de forma devastadora com a cativante participação de Marco Hietala. A faixa começa lenta e se transforma num Heavy Metal cheio de atitude e com um refrão capaz de deixar Tuomas Holopainen morrendo de inveja. Nota 10

A balada “Isle Of Evermore” contém um refrão memorável, conduzido de forma impecável por Sharon den Adel (Within Temptation). Pena que o resto da canção soa um tanto artificial e sem sal, comprometendo todo o trabalho. Com certeza, o ponto mais fraco do álbum. Nota 5,5

Em “Babylon Vampyres”, as coisas tornam-se agitadas novamente, com um ótimo trabalho de guitarras, lembrando um pouco a "pegada" de "Another Angel Down" (2007), mas sem o estonteante refrão. Nota 8,5

Jorn Lande inicia "Lucifer" de forma suave, ao som de um piano, para depois tomar um rumo completamente diferente e ganhar uma sonoridade bastante vibrante. Apesar de ficarmos com a sensação de algo inacabado, o registro é lindíssimo e digno de figurar entre os destaques do álbum. Nota 9

Em "Unchain The Light", Ronnie Atkins e Michael Kiske unem forças para apresentar uma faixa muito bem trabalhada, onde o destaque fica por conta do poderoso refrão, que carrega aquela manjada fórmula da alegria contagiante, tomando a todos de assalto. Nota 9,5

O álbum termina com Bob Catley (Magnum) mandando ver na envolvente “A Restless Heart And Obsidian Skies”, trazendo arranjos magníficos imersos em uma atmosfera emocional bastante profunda, cujo refrão lembra um pouco "The Story Ain't Over" (2007). Uma ótima maneira de se terminar o disco. Nota 10

Pode ser que para quem até hoje está preso no passado, e fica esperando um novo "Metal Opera" a cada lançamento inédito do Avantasia, esse álbum seja decepcionante. Mas se você encarar de mente aberta, cada capítulo desse grandioso espetáculo, absorvendo todas as novas nuances e experimentos que Tobias se propõe a mostrar, esse registro vai deixar você de queixo caído. Palavra do "Ogro".

01. Mystery Of A Blood Red Rose 3:51
02. Let The Storm Descend Upon You 12:09
03. The Haunting 4:42
04. Seduction Of Decay 7:18
05. Ghostlights 5:43
06. Draconian Love 4:58
07. Master Of The Pendulum 5:01
08. Isle Of Evermore 4:28
09. Babylon Vampyres 7:09
10. Lucifer 3:48
11. Unchain The Light 5:03
12. A Restless Heart And Obsidian Skies 5:53